Programação

08:00h – Entrega de credenciais e novas inscrições.


08:00h – SOLENIDADE DE ABERTURA OFICIAL

Palavras do Presidente da FENASDETRAN Mário Conceição e demais autoridades presentes.


11:00h – Palestra: AS DECLARAÇÕES DE MOSCOU E BRASÍLIA SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITOum paralelo entre dois momentos na segurança viária global.

Palestrante: VICTOR PAVARINO – Representando a OPAS/OMS no Brasil, Bacharel em Sociologia, Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Transportes Urbanos.  Atuou em órgão gestores de Transportes, Trânsito e Saúde, Centro de Pesquisas da Rede Sarah de Hospitais, Centro de Estudos Interdisciplinares em Transportes da UnB, Consultor Internacional em projetos relacionados a Segurança Viária e Mobilidade Sustentável – Organização Pan-Americana de Saúde OPAS/OMS.


12:00h – Intervalo para o almoço


14:00h – Palestra: “Principais fatores de risco no trânsito.” (alcoolemia, uso de telefone móvel, excesso de velocidade e não uso do cinto de segurança/sistemas de retenção).

Palestrante: ARNALDO LUIS T. PAZETTI – Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Trânsito, com 28 anos de carreira, atuando há 25 anos nas áreas de Educação e de Fiscalização de Trânsito, Membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), desde setembro de 2009 e Conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (CETRAN/SP), desde abril de 2009.

Presidente de mesa: Sueli Lorenzo, presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/BA e Membro da Câmara Temática de Esforço Legal do CONTRAN/DF.

Obs.: 20 minutos para perguntas e respostas


15:00h – MESA REDONDA

Tema: POLÍCIA MILITAR, GUARDA MUNICIPAL E ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE TRÂNSITO: competência para exercer atividades de trânsito e a ‘integração’ pretendida pelo Parágrafo Operacional n. 5 da Declaração de Brasília (de 18-19 Nov. 2015).

Debatedor: Um representante da Polícia Militar

Debatedor: ANTONIO MAURÍCIO CARVALHO DE SANTANA – Superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito da Cidade de Feira de Santana no Estado da Bahia.

 

Debatedor: Um representante da Guarda Municipal.

 

Moderador: JOSIMAR CAMPOS AMARAL – Pós-Graduado em Gestão e Administração de Trânsito, Especialista em MBA Logística e Comércio Internacional; Professor das cadeiras de: Legislação de Trânsito; Ética e Cidadania no Trânsito; Educação para o Trânsito e Direção Defensiva; Requalificação Didática de Instrutor de Trânsito Ministério das cidades – Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e Instrutor credenciado para ministrar os cursos especializados pelo CONTRAN.

Obs.: 20 minutos para perguntas e respostas


16:15h – SESSÃO DE LANÇAMENTO E AUTÓGRAFOS DE LIVROS.

 

Dr. David Duarte   

Cel. Ricardo Alves


16:30h – Intervalo


17:15h – Palestra: QUANDO VOCÊ MUDA, O TRÂNSITO MUDA: A importância da intersetorialidade nas soluções para o trânsito.

Palestrante: RENAN SOARES JÚNIOR – Doutorando em Psicologia, Graduado e Mestre em Psicologia, Especialista em: Psicologia do Trânsito; Psicologia da Comunicação e do Marketing. Foi Psicólogo Assessor Técnico da Diretoria de Habilitação e Educação de Trânsito do DETRAN/MS. Atualmente é Coordenador do Curso Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, Professor de Psicologia do Trânsito e Psicologia da Saúde III (P.P Saúde Mental), Supervisor de Estágio em Saúde. Conselheiro no Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN-MS. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Trânsito, Trânsito e Subjetividade, Segurança de trânsito, Mobilidade Humana, Comportamento de Risco no Trânsito, Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Avaliação Psicológica.

Presidente de mesa: MARLENE ALVES DA SILVA – Doutora, mestre e graduada em Psicologia e Formação de Psicólogo. Diretora científica de Psicologia da Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito – ABCTRAN.

Obs.: 20 minutos para perguntas e respostas


18:00h – Encerramento do dia.

09:00 – MESA REDONDA

Tema: OS NOVOS PARADIGMAS DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO.
Debatedor: CÁSSIO HONORATO – Promotor de Justiça – Paraná
Debatedor:  J. Pedro Correia – Editor de duas obras sobre Trânsito, Consultor em Programas de trânsito, Palestrante, Fundador e até hoje consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, completando 30 anos de atuação ininterrupta pela segurança no trânsito.
Debatedor: DIRCEU RODRIGUES ALVES – Diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET
Moderador: LUÍS CARLOS PAULINO – Tenente da Polícia Militar do Ceará, bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão e Direito de Trânsito, autor do livro “Trânsito no Brasil: Desafios  à Efetivação do Direito de Ir e Vir e Permanecer Vivo” e Consultor da FENASDETRAN.
Obs.: 20 minutos para perguntas e respostas


12h20 – Intervalo para almoço


14:00h – Palestra: (Internacional)
Palestrante:
Dr. RICARDO ANGEL BASÍLICO – Juiz de Direito do Tribunal Oral e do Criminal nº. 08 da Capital Federal. Doutor em Direito Penal y Processual Penal pela Universidade de Sevilla, Espanha. Doutor em Psicologia Social (UAJFK). Dr. Em Ciências Penais (UNED, Espanha). Professor Titular de Direito Penal e Sociologia Criminal e Diretor da Escola de Advogacia da Universidade John F. Kennedy.
Presidente de mesa: Carlos Moura – Coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito- DETRAN/BA


15:00h – Palestra: Trânsito e Qualidade de Vida.

Palestrante: FRANCISCO HORA: Médico, Doutor em Medicina, Professor da Faculdade de Medicina (UFBA), Mestre em Medicina Interna, Especialista em Medicina do Sono, Coordenador do Laboratório de Sono do Hospital Português – Salvador – Bahia.
Presidente de mesa: Laurentino Silva Neto – Assessor Especial da FENASDETRAN
Obs.: 20 minutos para perguntas e respostas


16:20h – Leitura e aprovação da Carta de Salvador – Bahia Trânsito e Vida 2017.
Obs.: Haverá painéis paralelos no dia 26 à tarde e dia 27 pela manhã com renomados especialistas de Trânsito, como: David Duarte, Profº Carlos Felix, entre outros.


18h – Encerramento