CHAMADA PARA TRABALHO CIENTÍFICO

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

 

A Comissão Científica e a Comissão de Avaliação de Trabalhos estabelecem os critérios para a submissão de trabalhos científicos para o 10º CBTV e 6º CITV 2017

CAPÍTULO I

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Art. 1º – Estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos ao 10º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 6º Congresso Internacional de Trânsito e Vida. Para efeitos de esclarecimento, os trabalhos aqui denominados são de cunho científico, que priorizam a produção do conhecimento resultante de pesquisas acadêmicas, investigativos, descritivos, ou ensaios de natureza teórica, elaborado em conformidade com as orientações deste regulamento. O processo de submissão será totalmente “online”, não sendo necessário o envio de cópias impressas do trabalho.

Art. 2º – As inscrições serão efetuadas no período de 10 de dezembro de 2016 a 30 de junho de 2017, através do email: tc@fenasdetran.com.br.

Art. 3º – Os temas dos artigos serão no seguimento do tema central: “SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA: as ações da década foram suficientes?”

 

Art. 4º – Os trabalhos submetidos serão encaminhados para os avaliadores na forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a Instituição de realização do trabalho.

Art. 5º- Na submissão do trabalho deverá ser informado o endereço eletrônico completo do autor apresentador, para correspondência e contatos durante os Congressos.

CAPÍTULO II

DOS CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Art. 6º – O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição deverá ser realizada até 01 de junho de 2017, através do site do evento. O autor confirmado para apresentação do trabalho, caso não possa comparecer ao evento deve justificar e indicar o autor apresentador substituto.

Art. 7º – Serão aceitos até dois trabalhos por inscrição nos Congressos.

Art. 8º – Cada trabalho poderá ter até cinco autores, ou seja, um autor e até quatro coautores.

Art. 9º – A grafia dos nomes do(s) autor(es) e a revisão ortográfica do texto é de inteira responsabilidade dos mesmos, portanto não serão realizadas correções após a submissão do trabalho.

Art. 10º – Os trabalhos serão redigidos na língua portuguesa, na forma de resumo, em conformidade com o capítulo III deste regulamento

Art. 11º – Os autores apresentadores dos trabalhos selecionados para  Apresentação Oral ou Pôster receberão a comunicação do resultado por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho.

Art. 12º – A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos aos Congressos ocorrerá entre os dias 15 de a 30 junho de 2017, por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho.

CAPÍTULO III

INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 13º – A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada na área temática de escolha do(s) autor(es) e estar de acordo com as seguintes instruções:

I – Limite de laudas: no mínimo de 10 (dez) e máximo de 16 (dezesseis), incluindo as referências bibliográficas.

II – Título: Escrever o título com letras maiúsculas, logo abaixo do limite superior e centralizado.

III Indicação dos autores:

  1. a) indicado(s) em ordem de autoria com o número máximo de cinco(5) autores: i autor e quatro coautores:
  2. b) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do primeiro autor e indicado com o numeral um (1) sobrescrito;
  3. c) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do(s) demais autor(es) e indicado com o numeral dois (2) sobrescrito;
  4. d) o nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado;
  5. e) constar o endereço eletrônico dos autores e coautores.

IV- Indicação de Instituição:

  1. a) Nome completo por extenso e sigla da Instituição a qual o trabalho está relacionado, indicando a cidade, estado e país;

V – Resumo – Justificado, em espaço simples. Deve conter objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões, em texto corrido com 250 (duzentos e cinquenta) a 400 (quatrocentos) palavras.

VIPalavras-chave – devem representar o conteúdo do trabalho, mínimo três (3) e no máximo cinco (5 ) palavras-chave (separadas por ponto).

VII –  Introdução – Descrever com clareza a abrangência do campo ou assunto tratado, os objetivos e a finalidade do trabalho, problematização que especifica o estudo, mencionando o referencial teórico.

VIII –  Referencial teórico – Detalhar os conceitos extraídos da bibliografia e citar estudos realizados por outros autores sobre o tema ou problema, desde que efetivamente usados no trabalho.

XIX – Metodologia – caracterizar as concepções teóricas que apoiaram o método e a operacionalização ou procedimentos (técnicas) adotados para a realização com vistas aos resultados.

X – O corpo do texto do trabalho –  deverá estar em fonte Times New Roman ou Arial, fonte 12 e os títulos de seções devem estar centralizados, com letra maiúscula, em negrito e em fonte Times New Roman, fonte 12.

X.I – Editor de texto

  • Word 2007 ou posterior

X.II – Configuração das páginas

  • Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margem superior e esquerda: 3 cm
  • Margem inferior e direita: 2 cm
  • Cabeçalho: 1,27cm

X.III – Configuração de textos

  • Fonte Times New Roman ou Ariel, corpo 12
  • Espaçamento entre linhas: simples
  • Espaçamento entre caracteres: normal

X.IV –  Resultados – Devem ser ordenados convenientemente e expostos de forma objetiva e clara, propiciando ao leitor a percepção completa dos resultados obtidos. Podem incluir quadros, figuras, fotografias, gráficos, tabelas, mapas e outros para complementação do texto.

X.V – Conclusões ou Considerações finais – Devem ser fundamentadas nos resultados obtidos e apresentadas de forma clara e concisa, destacando a contribuição, inovação ou o avanço do conhecimento na respectiva área de estudo. As conclusões ou considerações finais representam a síntese final do trabalho e o cumprimento dos objetivos propostos.

X.VI – Referências bibliográficas – todas as publicações e fontes citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas Referências, de acordo com as Normas da ABNT.

Capitulo IV

DA AVALIAÇÃO

Art.14 – Os trabalhos serão avaliados por membros da Comissão Científica dos Congressos da FENASDETRAN.

 

Art.15 –  Os trabalhos serão avaliados por, pelo menos, dois avaliadores e de forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a Instituição de realização do trabalho, por questões éticas.

Parágrafo único – Em caso de discrepância sobre a avaliação, serão encaminhados a um terceiro avaliador, para nova apreciação.

Art.16 – A Comissão Científica classificará o trabalho em: aceito ou não aceito.

Art.17 – A decisão da Comissão Científica será irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza.

CAPÍTULO V

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO PÔSTER E ORAL DOS TRABALHOS

Art. 18ºOs trabalhos aprovados para a apresentação na modalidade “Pôster” deverão observar as seguintes orientações:

I – A medida recomendada dos pôsteres é de 1,20 x 0,90 cm (Altura x Largura), com ilhós para fixação;

II – Os pôsteres serão fixados em painéis, em dias, horários e número de suporte indicados nos CBTV e CITV 2017, devendo os mesmos serem retirados ao final do período indicado de exposição;

III – É de responsabilidade dos Organizadores do Evento* providenciar a fixação e retirada dos pôsteres, bem como pelo material para fixá-los;

  1. IV. – Para fins de prestar esclarecimentos aos congressistas visitantes, no momento destinado à visitação aos pôsteres, conforme a programação dos Congressos, deverá estar junto ao pôster pelo menos um autor do trabalho;

V – O certificado referente à apresentação do pôster será fornecido somente àqueles trabalhos que estiverem de acordo com este regulamento;

VI – As entidades organizadoras e as comissões dos Congressos CBTV e CITV 2017 não se responsabilizarão pelos custos de transporte, inscrição, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos, oral ou pôster.

Parágrafo Único: Os pôsteres deverão ser produzidos em Lona Brilho,Tamanho 1,20 x 0,90 cm (Altura x Largura), com acabamento com dobra e ilhós em toda volta – para fixação; e enviados com antecedência para os organizadores dos Congressos –

Art. 19ºOs trabalhos selecionados para apresentação na modalidade “Apresentação Oral” deverão observar as seguintes orientações:

I – As sessões de apresentação dos Trabalhos Orais ocorrerão em dia e horário a ser informado ao apresentador/autor, por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho.

II – Os trabalhos deverão ser apresentados pelo “autor apresentador do trabalho”, indicado no momento da inscrição.

 

Art. 20º- O certificado de apresentação de trabalhos será entregue no encerramento da programação Científica dos Congressos.

Parágrafo único – Os certificados serão emitidos unicamente aos trabalhos expostos em formato de Pôster ou apresentação Oral.

Art. 21º– Os trabalhos aprovados serão publicados na homepage da FENASDETRAN.

 

Obs.: Datas Importantes

Lista de Aprovados

1ª Chamada: 01/agosto/2017
2ª Chamada: 15/agosto/2017